4 livros sobre inteligência emocional que você precisa ler já

4-livros-sobre-inteligencia-emocional-que-voce-precisa-ler-ja
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Contact us

Se você busca maior qualidade de vida e desenvolvimento pessoal e profissional, confira algumas dicas de livros sobre inteligência emocional.

A inteligência emocional é um conceito presente na Psicologia, criado pelo psicólogo norte-americano Daniel Goleman. Segundo ele, um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade. Entre as características da inteligência emocional estão a capacidade de automotivação e de persistência para seguir em frente mediante frustrações. Devido à importância desse assunto, separamos 4 livros sobre inteligência emocional que você precisa conhecer para equilibrar sentimentos e ser bem-sucedido em todas as áreas da sua vida. Confira!

1. 10% Mais Feliz, de Dan Harris

Essa obra narra a trajetória do seu autor, o jornalista televisivo da rede norte-americana ABC News, Dan Harris. O excesso de autocrítica, obsessão e competitividade em relação ao seu trabalho o levou a ter um ataque de pânico ao vivo, com transmissão para milhares de telespectadores.

Por meio de linguagem que une relatos pessoais e investigação jornalística, somos convidados a acompanhar Harris em uma viagem espiritual. Ao longo das páginas, descobrimos que o nosso maior inimigo somos nós mesmos. Mais especificamente, a voz interior que nos impele a querer sempre mais, incessantemente.

A meditação foi a arma escolhida pelo escritor para silenciá-la. Ao encontrar consigo mesmo, ele conseguiu equilibrar suas emoções e viver em paz, de forma mais desacelerada e feliz, mas sem passividade e estagnação. Seja qual for o método escolhido para alcançá-la, a inteligência emocional vai ajudar você a usufruir dos mesmos benefícios que o jornalista.

2. Gestão da Emoção, de Augusto Cury

Nesse livro, o psiquiatra, psicoterapeuta e pesquisador Augusto Cury auxilia o leitor a trabalhar melhor suas emoções com o objetivo de expandir suas capacidades. Por meio de técnicas e ferramentas simples, como um coaching, o autor dá suporte para correção de falhas nesse sentido.

Ao fazermos o mau uso do lado emocional, gastamos energia desnecessariamente. Por isso precisamos agir com inteligência, de forma a termos força vital, além da jornada de trabalho, para aproveitarmos momentos especiais e com qualidade junto daqueles que amamos.

Ao nos fazer pensar sobre as atitudes que adotamos no dia a dia, essa obra impactará na maneira que conceituamos e buscamos a felicidade.

3. O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

Assim como 10% Mais Feliz, esse é outro livro escrito por um jornalista. Charles Duhigg, repórter do New York Times, dedicou duas décadas pesquisando sobre como os hábitos funcionam e como podem ser transformados.

Segundo a obra, para mudarmos o que não funciona na vida, é necessário compreender os hábitos, o que nos motiva a fazer determinadas escolhas. O autor, por exemplo, descobriu que o consumo de cookies no meio do expediente estava relacionado com a sua necessidade de socialização. Quando ia à cafeteria, ele supria, mesmo que parcialmente, essa demanda. Ao estreitar laços de amizade, conversando com alguém, o hábito pôde ser modificado.

Como lição, ao identificar nossos objetivos, podemos alterar a rotina para que ela produza as mesmas recompensas de uma forma mais saudável e enriquecedora. Isso vale para todas as áreas da vida. E, claro, a inteligência emocional é fundamental.

4. Melhor do que Antes, de Gretchen Rubin

Da norte-americana Gretchen Rubin, esse livro segue a mesma linha de O Poder do Hábito, porém com uma pegada mais pessoal. A autora testou práticas com colegas e familiares para formular suas hipóteses.

Com o propósito de ajudar o leitor a incluir boas práticas na rotina, a obra mostra que, apesar da disciplina exigida no início, bons hábitos podem transformar positivamente nossa vida. Somos convidados a revisitar nossas escolhas e crenças e a substituir ações para prosperar.

Gostou das nossas dicas de livros sobre inteligência emocional? Que tal compartilhar este post nas redes sociais, para que seus amigos também os conheçam?

Gostaria de conhecer mais sobre o assunto? Então confira esta próxima leitura: