Autoconhecimento: seu aliado para progredir e superar os obstáculos

autoconhecimento-seu-aliado-para-progredir-e-superar-os-obstaculos
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Contact us

Conheça mais sobre o autoconhecimento, prática que tem se revelado eficaz no enfrentamento das situações vividas no dia a dia.

Conhecer-se, encontrar a própria essência, descobrir as qualidades que se tem e o que precisa ser melhorado. É disso que se trata o autoconhecimento, prática que tem se revelado eficaz no enfrentamento das situações vividas no dia a dia.

O autoconhecimento pessoal diz respeito à tomada de consciência dos seus desejos, objetivos e propósitos. É um processo que pretende conferir ao indivíduo a autonomia necessária para que ele possa guiar a própria vida.

Não é muito diferente quando se fala do autoconhecimento profissional. Trata-se da reunião de saberes sobre as habilidades e competências no trabalho, traçando novas estratégias de desenvolvimento na carreira.

Em ambos os casos, o autoconhecimento só traz benefícios. Quer saber alguns deles? Então continue lendo e descubra quatro vantagens de exercitar o autoconhecimento. Confira!

1. Motivação

Uma pessoa que não conhece a si mesma geralmente vai ter problemas para se motivar. Isso porque a falta de conhecimento sobre os gostos e habilidades pessoais não deixa claro para a pessoa o caminho que ela que pode seguir, e isso acaba causando descontentamento e acomodação.

Quem pratica maneiras de se autoconhecer tem a motivação renovada. O indivíduo tem em mente o que pode fazer e aonde pode chegar, e é nesse momento que o autoconhecimento se transforma em automotivação.

2. Menos estresse

Irritabilidade sem causa aparente, sensação de esgotamento, ansiedade. Essas são características comuns em uma pessoa que não conhece a si mesma.

Isso porque, por não se conhecerem bem, esses indivíduos não têm confiança em si, de modo que vivem em busca da aprovação de outras pessoas e chegam a perder o controle quando não conseguem tê-la. Geralmente esse comportamento é mais frequente na idade infantil, quando a criança começa a formar a própria personalidade. No entanto, não é raro ver adultos nessas situações de descontrole.

Alguém que faz o exercício do autoconhecimento consegue colocar em palavras ou identificar mentalmente o que sente. Assim, reconhece o que deve ser feito e é capaz de administrar a energia negativa que surgir.

É por isso que quem se conhece não costuma se irritar facilmente. Essas pessoas usam a inteligência emocional e encontram maneiras de superar essa tensão sem precisar descontar nos outros.

3. Autoestima

Vivemos um momento em que minorias sociais têm assumido papel de protagonistas nas discussões sobre temas que os afetam. Um dos motivos que levaram a essa nova postura é justamente o exercício do autoconhecimento por quem antes não o fazia.

Como consequência, essas pessoas estão cada vez mais descobrindo seus corpos, seus gostos, sua capacidade, seus pontos fortes. E é a partir daí que passam não só a se aceitar como são, mas também a reconhecer e valorizar as próprias qualidades. O resultado desse processo é uma autoestima contagiante.

4. Saber buscar cursos sobre autoconhecimento

Buscar o autoconhecimento por conta própria não é tarefa fácil. Afinal, se já é complicado identificar o que está dando errado em nossa vida, imagine elaborar o plano para corrigir os rumos.

Por isso, é preciso procurar maneiras de desenvolver o autoconhecimento, tanto pessoal quanto profissional. Há diversos cursos que podem ajudar você a se transformar em um líder e também a construir a sua inteligência emocional.

5. Bom relacionamento interpessoal

Já dizia um antigo ditado: “quem não ama a si mesmo, como poderá amar o outro?” De fato, a pessoa que não está bem consigo não terá condições de se interligar aos demais.

Com a prática do autoconhecimento é possível estar preparado para lidar com as diferenças, que estão presentes nas diversas pessoas que fazem parte dos nossos círculos sociais. A melhora nos relacionamentos interpessoais do indivíduo é resultado da empatia, criada por meio do autoconhecimento.

O bom relacionamento também pode influenciar positivamente no trabalho. Estamos falando das chamadas habilidades socioemocionais, características que fazem o indivíduo ser capaz de colocar em prática as melhores atitudes em cada situação vivida na empresa. Baseadas em autoconhecimento e gestão das emoções, elas podem garantir grande parte do sucesso na vida profissional.

Gostou dessas informações? Entre em contato com a Menthes e descubra as ótimas oportunidades em formação para a carreira profissional, desenvolvimento pessoal e muito mais para você conseguir a realização pessoal e profissional.