Gerenciar as emoções: Um passo para potencializar a sua carreira

gerenciar-as-emocoes-um-passo-para-potencializar-a-sua-carreira

Saber gerenciar as emoções e investir na inteligência emocional é essencial para se obter o sucesso desejado.

Para o mercado de trabalho atual, ter bons cursos, especializações, conhecimento técnico são fatores essenciais para decolar a carreira profissional, porém é preciso investir em outros recursos para potencializar a carreira profissional. É fundamental saber gerenciar as emoções e investir na inteligência emocional para se obter o sucesso desejado.
As empresas estão em busca de profissionais competentes, habilidosos e com uma bagagem ampla de conhecimento, mas também buscam profissionais focados, que saibam lidar com os desafios do cotidiano, que apresentem determinação, que consigam relacionar-se com os demais profissionais, que recuperem a resistência mesmo nos momentos difíceis, que ultrapassem seus limites e tenham poder de superação.
Para atender toda essa demanda exigida pelo mercado e alavancar a sua carreira profissional, o grande desafio a ser enfrentado é conseguir apresentar seu conhecimento e valor e ainda mostrar seus diferenciais.

O profissional que consegue desenvolver o gerenciamento das emoções está a frente nessa corrida em busca da carreira, ele está preparado para enfrentar as situações adversas do dia a dia e manter seu foco, realiza as suas atividades e mantém o bem-estar dentro da equipe e assim, fica em constante visibilidade, o que é importante pois, estão mais próximos das oportunidades.

Técnicas de Gestão das Emoções (TGE)

Corrija seus próprios erros

É importante estar preparado para se libertar das próprias convicções para avaliar seus erros e corrigir suas rotas.

Treine pensar em outras possibilidades

Emoções ansiosas são carrascos da racionalidade, fuja ser escravo das críticas, vítima das injustiças e amordaçado pela pressão. Aproveite os momentos difíceis para se superar e buscar novas alternativas para alcançar seus objetivos.

Renuncie a necessidade neurótica de ser perfeito

Se quiser viver dias tranquilos, não busque evitar erros, mas sim, não se punir quando eles acontecem e brincar com suas fragilidades, pois somos humanos e passivos de cometer erros.

Busque o autoconhecimento

Reconhecer que somos seres humanos imperfeitos é um primeiro passo para buscar o autoconhecimento. É importante nos interiorizarmos para reconhecermos as habilidades, potencializar competências e investir e superar dificuldades.

Estabeleça a disciplina

Muitas vezes desistimos de uma conquista muito antes de realizá-la. Sem disciplina, não conseguimos conquistar nosso destino, nos prendemos no imediatismo e ficamos eternos reféns das nossas fragilidades.

Desenvolva autoconfiança

É preciso acreditar mais em você mesmo! Uma das principais dificuldades no desenvolvimento da carreira é a falta de confiança nos próprios potenciais. O profissional capaz de acreditar em si próprio passa maior credibilidade em suas ações.

Tenha paixão, amor pelo que faz

O que leva você a levantar pela manhã? O que o faz assumir riscos necessários para atingir os seus objetivos? Ter paixão pelo que faz leva o movimento, desperta a motivação, dá significado no seu caminhar.

Aprenda que escolhas implicam perdas

Toda escolha possibilita perdas e ganhos, não se alcança a conquista sem perder algo. Muitos deixam de vencer pois não sabem lidar com as perdas.

Desenvolva a resiliência

Nos momentos de adversidade, tire aprendizado, aprenda com as situações novas, enfrente a pressão e a competitividade para atravessar os momentos difíceis.

Aprenda a relacionar-se

Para desenvolver relações saudáveis é preciso ser empático e saber se colocar no lugar do outro, respeitar as opiniões diversas e compreender as diferenças ao seu redor e, dessa forma, aprender a trabalhar em equipe.

“Ninguém é digno do pódio se não utilizar os fracassos para alcançá-los.” Augusto Cury

Gostaria de saber mais sobre como gerenciar as emoções? Então confira este artigo:

Como desenvolver sua inteligência emocional