Habilidades de destaque para o mercado de trabalho

habilidades-de-destaque-para-o-mercado-de-trabalho

Conheça as tendências do mercado de trabalho e saia na frente da concorrência.

Nos dias atuais, desenvolver a capacidade de enfrentar desafios e se superar, de ser ágil na tomada de decisões, de desenvolver relações saudáveis com os colegas e equipe de trabalho, compreender e se aproximar dos clientes, entre outras, é fundamental para garantir um lugar de destaque no mercado de trabalho.

Além disso, segundo pesquisa realizada pela Consultoria de RH Robert Half, que buscou os principais motivos de demissões em todo o País, apontou que, entre as cinco primeiras causas, quatro estão relacionadas ao comportamento profissional, são elas:

  • Falta de aderência à cultura da empresa, 26%;
  • Dificuldades no relacionamento com os colegas de equipe, 16%;
  • Faltas e atrasos, 12%;
  • Relacionamento ruim com superiores, 10%.

Ou seja, para as empresas, mais que conhecimento técnico, os profissionais são observados por seu comportamento e as habilidades emocionais.

Habilidades em observação

As habilidades profissionais exigidas pelo mercado, são observadas em especial pela capacidade de desenvolver competências diversas, no entanto, algumas são indispensáveis, tais como:

Autoconhecimento:

Interiorizar-se e conhecer a si é um passo fundamental para traçar uma trajetória de sucesso.

Reconhecer suas competências é importante para potencializá-las de deixá-las em destaque, e, identificar suas dificuldades é fundamental pois possibilita investimento necessário para superá-las.

Quanto mais adquirimos consciência sobre nós mesmos, maior nosso domínio sobre nossas reações e comportamento diante das situações cotidianas.

 Empatia:

As relações que se estabelecem dentro das empresas não necessitam ser pautadas apenas na competitividade.

Aprender a se colocar no lugar do outro, ou seja, desenvolver postura empática com os colegas de trabalho fortalece a equipe e contribui para o maior alcance de metas.

A empatia harmoniza o ambiente profissional e promove a aprendizagem e a construção de relações saudáveis.

A tendência do mercado de trabalho é unir cada vez mais o conhecimento técnico com as habilidades sociemocionais, pois compreende que elas afetam a forma como administramos o comportamento, interagimos com as complexidades sociais e a maneira que tomamos as decisões.

Assim, é imprescindível que profissionais que desejam destaque e sucesso em sua carreira, invistam no desenvolvimento de tais habilidades.

Aprenda 5 maneiras de desenvolver comportamentos emocionalmente inteligentes