Inteligência Emocional e as Relações Saudáveis

inteligencia-emocional-e-as-relacoes-saudaveis
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Contact us

Gostaria de saber mais sobre como criar e manter relações saudáveis utilizando a inteligência emocional? Então confira este artigo!

Desde os primórdios de sua existência, o ser humano tem a necessidade de viver em grupo, seja por segurança ou pela necessidade de se socializar, nós nos tornamos incapazes de viver completamente isolados de tudo e de todos.

Essa necessidade de se viver em grupo é mostrada através da corresponsabilidade inevitável que mostra que ninguém é uma ilha física, psíquica e social dentro da humanidade.

Somos construídos pelo ambiente ao nosso redor, por nos apropriarmos dos exemplos, ensinamentos e conhecimentos que vivenciamos, mas também somos construtores de uma história à medida que também influenciamos.

Estamos rodeados de pessoas com diferentes histórias, crenças e opiniões e por conta disso é normal que surjam conflitos.

Esses conflitos, por vezes, interferem em nossas emoções e na forma como vamos lidar com o outro, e por isso é importante o desenvolvimento da inteligência emocional.

A Inteligência Emocional é a capacidade de aprendermos a lidar com as emoções e começar a enxergá-las como aliadas para termos sucesso pessoal e profissional.

Ela nos permite o autoconhecimento e torna o Eu o autor da própria história, capaz de enfrentar as situações que surgem de maneira saudável e produtiva.

Para termos relações saudáveis é fundamental ter inteligência emocional, pois nos ajuda a lidar com nossas emoções, sentimentos e frustrações e a lidar com o mundo a nossa volta, integrando-nos a ele e ao mesmo tempo protegendo nossas emoções das situações adversas que possam surgir.

Dicas para manter relações saudáveis

Um dos piores erros que cometemos é achar que o outro deve se moldar à nós. Para mantermos relações saudáveis devemos ter em mente que ninguém muda ninguém.

A seguir estão dicas para manter relações saudáveis usando nossa inteligência emocional:

Tenha uma boa relação com você mesmo.

O primeiro passo para manter relações saudáveis com os outros é ter uma relação saudável consigo mesmo.

Uma pessoa frustrada, sem autoestima é incapaz de manter relações saudáveis com os outros.

Pense antes de reagir.

Em situações desconfortáveis, pense antes dar uma resposta, isso evita que tomemos ações de maneira grosseira e pioremos a situação. Não aja na lógica do bateu-levou.

Escute.

Todo bom relacionamento tem por base uma boa comunicação, isso não significa apenas ficar falando, mas também escutar o que o outro tem a dizer, seja em uma situação rotineira ou adversa.

Respeite.

Aprenda a respeitar o outro independente de suas crenças, situações financeiras ou sociais, o respeito mútuo é essencial em qualquer relação.

Tenha uma visão multifocal.

Tente sempre olhar o  máximo de lados que puder dentro de uma situação e não se prenda a apenas uma visão.

Saiba olhar os diferentes ângulos e assim poderá ter a reação que seja mais correta para a situação.

Desenvolva resiliência.

A resiliência é a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se às mudanças e superar obstáculos.

Ao desenvolver resiliência, ficamos aptos para resolver problemas e lidar com as relações que temos com outras pessoas de maneira mais saudável.

Aprenda na prática.

O curso Dez Regras de Ouro das Relações Saudáveis fornece ferramentas para que você possa saber o que é e como manter relações saudáveis.

Nele você aprende a influência dos eventos cotidianos em nossos pensamentos, como esses pensamentos interferem em nossas emoções e como essas interferem no nosso comportamento.

Ao conseguirmos compreender esse fluxo, torna-se possível desenvolver relações saudáveis.

Além disso, no curso você aprende a conhecer os bastidores da mente, romper o circuito fechado da memória, proteger a emoção, desenvolver a resiliência, promover a arte de conquistar as pessoas, entre outras técnicas que farão com que você tenha uma relação saudável consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor.

Agora que você já conferiu as nossas dicas sobre como construir relações saudáveis utilizando a inteligência emocional, que tal aprender a fazer isso na prática? Confira mais sobre o curso, clique no botão abaixo!