Mude a si para mudar o mundo

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Contact us

Toda a mudança que você quer ver no mundo deve começar dentro de você. Essa frase pode parecer um clichê de um filme qualquer mas é a mais pura verdade. Se quer um mundo melhor tem que ser uma pessoa melhor. E essa mudança não precisa ser um ato grandioso para que centenas de pessoas aplaudam ou para sair nas manchetes de todos os jornais, um simples gesto de afeto pode começar uma revolução.

Dê bom dia para as pessoas na rua, chame aquele amigo que não conversa há muito tempo, escute aquela música que te deixa mais feliz, perdoe aquela pessoa que te magoou um dia. Todos esses feitos, apesar de parecerem pequenos, são importantes para tornar você uma pessoa melhor e tornar o mundo um lugar com mais compaixão.

Muitas pessoas querem que sua vida mude, porém elas não mudam o modo com que elas levam suas vidas. Não adianta querer que o resultado seja diferente se você continua apertando as mesmas teclas. Se livre dos velhos hábitos que são prejudiciais, descubra coisas novas que te façam mais feliz. De passo a passo, vamos fazendo a mudança acontecer.

Seja a mudança que quer ver nos outros

Não jogue lixo na rua porque todos jogam, não trate aquele colega de sala mal porque todos fazem isso, não espere que o outro seja gentil para você ser gentil também. Nós temos controle apenas por nossas ações, então não espere que o outro mude, a mudança tem que partir da gente.

Se não acha legal que as pessoas te julguem sem te conhecer, não faça isso com os outros. Se gosta de ser tratado de maneira respeitosa, respeite os outros. Trate as pessoas da maneira que quer que elas tratem. Seja você o exemplo de como quer que as pessoas sejam.

Seja altruísta, faça as coisas para os outros sem pensar em uma recompensa por isso. Procure sempre ajudar o máximo de pessoas que puder. Quando você muda, as pessoas ao seu redor mudam e isso provoca uma reação em cadeia e o seu pequeno feito de fazer o dia de uma pessoa mais feliz vira um ato grandioso.

Meditar para mudar

O primeiro passo para a mudança é conhecer a si mesmo e a meditação pode ser um meio para se fazer isso. Hoje em dia, em um mundo que está em constante movimento pode parecer inútil que ficar parado por meia hora tentando apenas relaxar e aquietar a mente, mas não é.

Tirar um tempo para cuidar de você mesmo, apenas para relaxar e contemplar a sua própria existência e a do universo ao seu redor é um meio de promover mudanças. Já foi comprovado que a meditação alivia o estresse e a ansiedade, além de permitir que a pessoa tenha um maior conhecimento do seu próprio corpo e de seus pensamentos. Uma pesquisa do núcleo de neurocientistas de Harvard descobriu que a meditação não só ajuda no combate ao estresse mas também amplia a capacidade sensorial. Os meditadores de longa data têm a massa cinzenta aumentada na região da ínsula e regiões sensoriais do córtex auditivo e o sensorial. Logicamente, seus sentidos ficam ampliados.

Pratique meditação todos os dias e vai ver como sua vida pode se tornar mais leve.