O que seu corpo diz sobre você?

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Contact us

Dizem que nossos olhos são a janela da alma, que é através dos olhos de uma pessoa que podemos enxergar quem ela realmente é, mas serão os olhos a  única parte do corpo capaz de mostrar um pouco mais sobre quem nós somos?

De acordo com Cristina Cairo, do Instituto de Linguagem do Corpo de São Paulo, “A linguagem corporal é uma técnica que analisa de que forma nossa mente projeta na silhueta características de como encaramos o mundo a nossa volta”, ou seja, o formato do corpo de cada pessoa pode dizer muito sobre suas características e personalidade.

No livro Linguagem do Corpo 2 – Beleza e Saúde, a autora e especialista mostra que o formato do corpo, além de nos contar um pouco sobre a personalidade de cada pessoa, também é capaz de ser modificado de acordo com o estado emocional do indivíduo. Se uma pessoa está passando por um desequilíbrio emocional, isso será refletido na parte estética, assim fazendo com que todo o seu corpo seja reflexo de sua alma e de sua saúde.

Questão de Postura

A postura de uma pessoa pode nos dar bons indícios de como ela está se sentindo, se está confortável ou incomodada, tranquila ou apreensiva. Por exemplo, manter a cabeça sempre baixa ao falar com alguém e evitar contato direto nos olhos da pessoa podem indicar vergonha e insegurança. Pessoas que andam com os ombros erguidos passam a impressão de confiança e orgulho. Porém, o famigerado “nariz empinado” passa a imagem de uma pessoa soberba e presunção.

Na hora de uma entrevista importante ou de uma reunião no trabalho é sempre bom tentar manter uma postura que não seja nem muito envergonhada, nem muito presunçosa. Apesar de muitas vezes não darmos a devida importância, a postura do corpo perante os outros diz muito sobre você e pode ser a diferença crucial na leitura que fazem de você, podendo contribuir com seu sucesso, mas também com os fracassos.

Como ouvir seu corpo

O que hoje seu corpo está dizendo?

Há algumas formas de conversar com o corpo e saber um pouco mais do que se passa em seu interior. No livro já citado acima, Cristina dá alguns exemplos de como ouvir o que seu corpo tem a dizer, tomando por bases os estudos que ela fez a respeito do assunto.

Depois de uma noite de sono, você já acordou se sentindo cansado? Toda vez que uma pessoa passa por algum estresse o seu corpo reagirá e se modificará como um sinal de alerta. A exaustão física pode significar que há um desgaste emocional em relação a o excesso de afazeres, por exemplo.

Então, toda vez que perceber que seu exterior (corpo) teve uma mudança, tente refletir para entender se o seu interior (mente) está em ordem. Caso não esteja, procure buscar soluções, invista em desenvolver a confiança e autoestima, isso será refletido em sua imagem.