Objetivos – Como alcançá-los ao longo do ano

O que você busca conquistar esse ano? Em qual direção você deseja conduzi-lo? Definir o lugar onde quer chegar é fundamental para alimentar nossa vontade de crescer.

Traçar objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais, é uma maneira de conseguir enxergar como nos projetamos no futuro. Essa é uma prática, que em geral, é comum no início do ano. Muitas pessoas fazem seus planos, porém poucas mantêm o foco necessário para essas realizações.

Para conseguir seguir o caminho, e ser fiel aos seus objetivos, é preciso ter disposição para ir além, buscar motivação, desenvolver determinação, ter comprometimento para construir o processo de realização de seus objetivos.

Motivação

A motivação é a força interior, que nos impulsiona a chegar até nossas metas, ela nos dá fôlego, nos alimenta e fortalece para conseguirmos agir de forma efetiva frente a nossa busca. Quem vive sem motivação, sente uma constante insatisfação, não sente prazer em suas buscas, tem a tendência a se abater com os desafios e desistir nos primeiros obstáculos.

Determinação

Para ser determinado é preciso esforço, já que não é possível ser determinado o tempo todo, ela é uma prática, assim, é preciso que aprendamos a torná-la um hábito em nossas vidas, isso exige nossa inteligência constante, inclusive para nos libertar e escapar de armadilhas que tentam nos impedir de alcançarmos nossos objetivos, como a preguiça, o desânimo, o conformismo, entre outros.

 Comprometimento

Quanto você se compromete em suas atividades para realizar seus objetivos? O comprometimento está relacionado à responsabilidade. Quais responsabilidades você assume para alcançar o que anseia conquistar? Ser consciente das responsabilidades que deverá assumir dentro do plano que você traçou para chegar às suas conquistas é fundamental para conseguir realizá-las. Quando nos comprometemos em buscar meios saudáveis para atingir as metas, ficamos mais próximos de conquistar nossos objetivos.

Ser capaz de empreender na vida

Ser empreendedor é quebrar paradigmas, sair da sua zona de conforto e do circuito fechado da memória para ir além, acreditar que pode alcançar ainda mais, não sofrer com o medo, e compreender que para toda escolha há uma renúncia, o que envolve perdas e frustrações. O empreendedor se antecipa, e tem planos para atuar nos desdobramentos arriscados. Compreende que suas conquistas são resultantes de um planejamento e, principalmente, do seu esforço.

Realização

Ao traçar suas metas e objetivos, você deve estar ciente que muitos sacrifícios estarão envolvidos, no entanto, procure pensar também em quais serão as recompensas envolvidas nessa busca. O sentimento de realização é o resultado das conquistas, do reconhecimento do caminho percorrido e que os esforços dispensados valeram a pena. Festeje, comemore, sinta essa emoção como se fosse única, mas não deixe de traçar novos objetivos, uma pessoa sem sonhos, não vê o brilho da vida.

“Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por se omitir”. Augusto Cury.