Quais as características de uma liderança humanizada?

A liderança humanizada é uma tendência em crescimento na gestão de pessoas.

Um verdadeiro líder é capaz de motivar a equipe, estimular o engajamento e criar um bom ambiente corporativo.

Esse estilo de liderança procura desenvolver o equilíbrio emocional no trabalho. Uma das principais características de um bom líder é a capacidade de se colocar no lugar do outro, entendendo as necessidades do funcionário.

O que é Efeito Hawthorne?

Estudos constataram que com uma atenção especial da diretoria, funcionários sentem-se mais valorizados e passam a produzir mais, desenvolvendo sentimentos de sociabilidade e realização pessoal. Essa descoberta passou a ser conhecida como Efeito Hawthorne e destaca como a valorização dos funcionários afeta o desenvolvimento do trabalho.

Qual é o impacto da liderança humanizada nos resultados?

Segundo o palestrante Cersi Machado, um estilo de chefia mais próximo trabalha o comportamento do funcionário, ajudando a quebrar suas crenças limitantes. Essa abordagem permite o desenvolvimento das habilidades de cada profissional, permitindo seu crescimento.

Com cada um conseguindo dar o melhor de si, a empresa vai alcançar suas metas mais rapidamente. A liderança humanizada é capaz de alinhar a gestão de competências com a gestão de resultados, direcionando e orientando os empregados para que consigam colaborar de maneira efetiva. Assim, aproveita-se ao máximo o que cada talento pode oferecer.

Como promover a liderança humanizada?

Vários comportamentos podem ser adotados para desenvolver uma liderança mais próxima de cada indivíduo e que traga bons resultados. São eles:

Elogie e incentive

Uma característica marcante da liderança humanizada é a capacidade de reconhecer e valorizar bons desempenhos. O reconhecimento faz com que o trabalhador sinta-se valorizado e importante para a empresa. Esse comportamento tende a estimular a produtividade e a satisfação.

Entenda como lidar com cada pessoa

É importante reconhecer as diferenças técnicas e de personalidade de cada um para adequar os profissionais às funções que se encaixam em suas competências e habilidades. Não se trata de favoritismo, mas de conhecer a fundo a sua equipe e saber explorar o que cada um tem de melhor.

Saiba ouvir

Um bom líder deve estar aberto às sugestões, afinal, os funcionários estão na linha de frente do trabalho, enfrentam diariamente as dificuldades e sabem o que pode melhorar o rendimento no trabalho. Abra espaço para diálogos e receba ideias para aumentar o rendimento da equipe.

Gentileza e respeito

Mais do que nunca, a liderança exige um tratamento amistoso e gentil. Aquela imagem do chefe autoritário não funciona mais. É importante que o líder trate com respeito seus funcionários, deixando de lado a liderança autoritária e investindo em um estilo mais próximo e cordial. Assim, os profissionais sentem-se mais à vontade, o que tende a melhorar o engajamento e diminuir a rotatividade.

Lidere pelo exemplo

Mais do que ditar regras, um líder inspirador age de acordo com o comportamento e profissionalismo que espera de seus funcionários. Essa atitude é uma característica marcante da liderança humanizada e promove naturalmente a mesma postura nos membros da equipe, ajudando na criação de um ambiente de trabalho agradável e produtivo.

Gostou das dicas desse post? Para aprender ainda mais como desenvolver uma liderança moderna e de resultados, confira como ser um líder de excelência no século XXI.