Reunião One on One: saiba como ganhar produtividade no trabalho

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Conheça o método de reunião One on One e saiba como você pode utilizar esse recurso para aumentar a produtividade no trabalho.

Você já ouviu falar sobre a reunião One on One? O método é adotado por gestores e líderes de diversas áreas para conversar sobre projetos, dar e receber feedbacks dos colaboradores e reconhecer gaps nos processos dentro das empresas.

Mas como funciona esse tipo de reunião? Neste artigo, vamos abordar o assunto e explicar como você pode utilizar esse recurso para aumentar a produtividade no trabalho. Continue lendo.

O que é a reunião One on One?

A reunião One on One nada mais é do que uma conversa cara a cara entre duas pessoas, geralmente o gestor e outro membro do time. A finalidade dessa reunião é discutir projetos e trocar feedbacks. Ela deve ser feita pessoalmente, como sugere o nome, e é um instrumento valioso para aumentar a produtividade e trazer resultados para as companhias.

Como conduzir uma reunião One on One?

Se você é gerente de algum departamento dentro de uma empresa, sabe que a condução das reuniões pode impactar positiva ou negativamente um funcionário. Quando se trata do método One on One, é preciso ter um cuidado ainda maior.

A reunião não pode se tornar uma conversa intimidadora ou agressiva sobre o comportamento do colaborador, por exemplo. Confira dicas para conduzir a reunião One on One de maneira adequada:

Pense na reunião One on One como uma conversa eficiente e ética com um potencial cliente

Essa é uma sugestão de Jonathan Raymond, CEO da Refound e autor do livro Good Authority: How to Become the Leader Your Team Is Waiting For (Boa Autoridade: Como se tornar o líder que seu time espera), ainda sem tradução no Brasil.

Raymond afirma que os gestores devem levar a reunião com a mesma consideração que teriam por um cliente em potencial. E isso significa respeitar a experiência e história de vida da outra pessoa. Os gerentes devem oferecer a si mesmos como mentores para seus funcionários.

Prepare os temas a serem abordados previamente

É aconselhável que você tenha em mente o que será tratado na reunião. O colaborador também pode sugerir assuntos. Combine com ele que vocês dois pensarão em temas e, antes da reunião começar, vão comparar o que planejaram e definir prioridades. Alguns dos tópicos a serem discutidos podem ser:

  • performance: acompanhamento de resultados;
  • desenvolvimento: pontos específicos que devem ser desenvolvidos;
  • evolução profissional: quais são os desejos profissionais do colaborador, dentro e fora da empresa;
  • clima e relacionamentos com outros colegas e gestores.

Escute seu colaborador

A reunião One on One não é um monólogo do gestor. Escute seu subordinado, inclusive os feedbacks que ele tem a fazer sobre você. Deixe ele trazer à conversa os desafios que enfrenta no dia a dia, as percepções sobre o trabalho e sobre os projetos. Assim, ele sentirá que o trabalho é valorizado pela empresa.

Estabeleça uma periodicidade

As reuniões One on One funcionam melhor se são realizadas com periodicidade. O ideal são encontros semanais de até 30 minutos. Se você não tiver tempo disponível, marque reuniões quinzenais. Um ponto importante é manter sempre o mesmo horário e dia da semana.

Muitos gestores pensam: “está tudo bem, não precisamos conversar”. Isso enfraquece sua liderança. Mantenha os encontros, independentemente do que estiver acontecendo.

Quais são os benefícios da reunião One on One?

  • os colaboradores recebem feedbacks de maneira objetiva, o que contribui para o aumento da sua produtividade;
  • colaboradores são estimulados e desafiados para melhorar;
  • gestores se sentem aliviados da sobrecarga de trabalho;
  • o canal de comunicação entre gestores e subordinados é ampliado.

A reunião One on One é uma ferramenta eficiente para conhecer melhor sua equipe e entender os estímulos de que ela precisa para crescer. Gostou deste artigo? Então, aproveite a sua visita ao nosso blog e aprenda: