4 dicas para começar a definir seus objetivos profissionais agora

4-dicas-para-comecar-a-definir-seus-objetivos-profissionais-agora

Muitas pessoas se queixam de não conseguir atingir seus objetivos profissionais. No entanto, às vezes, o que falta mesmo é motivação para definir exatamente quais são eles.

Se você tem dúvidas sobre aonde quer chegar, é natural que não saiba nem por onde começar. É como diz o gato de Alice no país das maravilhas: “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Por isso é extremamente importante entender o que você quer para si mesmo, enxergar os seus objetivos profissionais. Assim, de posse dessa informação, você se sentirá até mais motivado para começar a se mover.

Pensando em ajudá-lo a definir esses objetivos, listamos abaixo 4 dicas indispensáveis. Confira!

1. Seja sincero consigo mesmo

Independentemente do que você queira para sua vida profissional, você deve fazer uma autoanálise. Pense no que seu objetivo trará de bom para você quando for conquistado e quais barreiras você precisará transpor para chegar até ele. Veja se vale a pena.

Além disso, você pode sonhar alto, mas é preciso estabelecer metas mais fáceis de alcançar no começo, e ir aumentando o desafio com o tempo.

É importante tentar prever os obstáculos, assim como refletir sobre os que surgem. Eles podem representar algo a ser superado em relação a crenças e comportamentos seus ou um sinal de que é necessário rever rumos.

2. Trace um plano de ação

Acredite: nada de novo acontecerá em sua vida se você não agir. Divida o caminho até seu objetivo final em vários segmentos; cada um deles deve transformar-se em uma meta.

Muitas pessoas, ao pensar somente no resultado final, acabam se desmotivando por acreditar que o caminho será longo e árduo. Fazendo essa divisão, as metas intermediárias parecerão mais próximas e você se motivará a lutar por elas, ou seja, pequenos sucessos lhe trarão confiança para seguir em frente.

Entretanto, é necessário ser paciente e regrado nesse percurso para não perder o foco.

3. Alinhe seus objetivos profissionais com os pessoais

Se suas metas profissionais não “conversarem” com o que você quer para sua vida pessoal, dificilmente elas serão atingidas.

Assumir um trabalho que o faça passar a maior parte do tempo viajando não é viável para quem quer ter filhos em um curto prazo, por exemplo. Crianças pequenas exigem atenção e você não conseguirá conciliar isso com uma vida de viagens.

É por isso que, na hora de definir o que você quer para a sua carreira, leve em conta também seus planos para a vida pessoal. O ideal é que eles se complementem e não que no futuro você precise escolher entre um e outro.

4. Busque informações

Você já ouviu dizer que informação é poder? Essa afirmação é bem verdadeira. Quer um exemplo? Repare como você consegue posicionar-se melhor em uma discussão quando você entende do assunto.

Isso também vale na hora de decidir o que você quer para sua vida profissional. Se você tem um objetivo, pesquise e informe-se sobre ele. Quais são as tendências desse mercado? Será que tenho perfil para o que estou buscando?

Dessa forma, você saberá como se preparar (estudar ou trabalhar alguns aspectos) e certificar-se de que é isso mesmo que você quer.

Se a partir das novas informações você concluir que não era bem aquilo, e mudar de rumo, não tem problema, pois terá a oportunidade de desistir no começo ao invés de se perder num caminho que não condiz com seus objetivos.

Gostou das nossas dicas sobre como definir seus objetivos profissionais? Então leia também este post: