A Arte de Negociar: Sucesso Pessoal e Profissional

a-arte-de-negociar-sucesso-pessoal-e-profissional

Saiba mais sobre como saber negociar pode ser de grande ajuda para a sua vida pessoal e profissional. Continue a leitura!

Em um mundo onde estamos a todo tempo negociando, saber como fazer isso pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso.

Vivemos em um mundo onde a comunicação está cada vez mais ampla. Conectados na rede, conseguimos falar com pessoas do mundo todo, porém, será que elas conseguem nos ouvir? Ou melhor, será que elas compreendem o que queremos dizer?

Uma boa comunicação engloba dois fatores. O primeiro diz respeito a capacidade de ouvir o que o outro tem a dizer, livre de preconceitos e com respeito. O segundo está relacionado a capacidade de expor suas ideias de maneira clara, e conseguir elencar argumentos que ratifiquem as mesmas.

Precisamos saber argumentar para negociarmos com as outras pessoas e com nós mesmos, mas por que precisamos negociar?

Poucas pessoas percebem que o ser humano é um negociador e saber negociar é essencial para o sucesso. Negociamos com o relógio o quanto iremos descansar, negociamos com nosso chefe os dias de férias, negociamos com nosso cônjuge o acordo de uma vida unidos.

Ou seja, estamos a todo momento negociando e aprender a negociar de maneira eficaz e eficiente é essencial para termos sucesso pessoal e profissional.

Saber a arte de negociar é ser capaz de enxergar o indivíduo com quem está negociando, isso significa:

Perceber suas necessidades e motivações

O que motiva o outro a fazer parte dessa negociação? O que espera com isso e qual as vantagens e desvantagens para da mesma para ele?

Essas duas questões têm que ser compreendidas para que você possa ter uma visão mais ampla da negociação, de quem você está negociando e qual a melhor abordagem a se fazer, levando em conta o que o outro deseja, além de suas próprias ambições.

Compreender tudo aquilo que não é dito explicitamente

Trata-se de saber ler nas entrelinhas o que está oculto. Analisar os determinantes internos (que diz respeito a você e a outra pessoa) e externos (que se tratam do lugar, momento e condições em que você está fazendo um acordo).

Em momentos de crises políticas, sociais e econômicas, por exemplo, as pessoas tendem a deixar a moral e as leis de lado para realizar acordos e isso deve ser levado em conta.

Além desses fatores, que dizem respeito ao outro, também é necessário:

Ter um Plano B

Nem tudo depende do que desejamos. Como pensava o filósofo e político Maquiavel, nosso sucesso depende de nossa virtu e de nossa fortuna.

A virtu são nossas qualidades, preceitos morais e conhecimento, porém, a fortuna diz respeito ao acaso e ao destino e não está sob o nosso controle.

Não se trata de ser pessimista e sim de esperar o melhor, mas estar preparado para outras possibilidades. Portanto tenha sempre um plano B em qualquer negociação.

Estar disposto a mudar

Trata-se de saber dar um break e repensar os seus planos quando eles começam a falhar. Não é desistir da negociação, é saber a hora de mudar a sua estratégia para obter um resultado mais satisfatório.

Fazer cursos de negociação

Negociar é uma arte e aprender a dominá-la é conseguir influenciar as pessoas através de bons argumentos, segurança ao falar e desenvoltura para expor suas ideias.

Não se aprende isso em uma escola ou curso superior, porém, para a nossa sorte, existem diversos cursos de especialização que te ensinam sobre o conceito de negociação e como usa-la no seu dia-a-dia.

O curso A Arte de Negociar e Influenciar Pessoas é essencial para quem deseja entender os conceitos de negociação, suas técnicas e ferramentas, além de saber gerenciar a eficiência e eficácia de negociações.

Com o curso você terá maior preparo pessoal em momentos de negociação, alcançar resoluções com mais desenvoltura, perspicácia e segurança, além de aumento da eficiência no trabalho e da produtividade.

Negociar é algo inevitável, saber negociar é o diferencial. Venha conhecer nosso curso e tenha o poder da negociação ao seu alcance.