Afinal, por que investir na resiliência no trabalho?

afinal-por-que-investir-na-resiliencia-no-trabalho

Já ouviu falar nesse termo? Essa é uma característica fundamental para qualquer área da nossa vida, por isso trouxemos este artigo sobre a resiliência no trabalho. Confira!

Você já ouviu falar no termo resiliência? Essa é uma característica fundamental para qualquer área da nossa vida, especialmente no ambiente de trabalho.

Uma pessoa é dita resiliente quando ela consegue enfrentar as adversidades de forma positiva e adaptar-se a um novo cenário. A resiliência no trabalho é algo que podemos notar nos grandes líderes, mas que todos podem – e devem – desenvolver.

Por que é importante ser resiliente

Todos nós passamos por problemas em nossas vidas, situações inesperadas que, muitas vezes, não sabemos como lidar. Situações assim podem nos gerar estresse e ansiedade se não soubermos como encará-las.

A resiliência nos ajuda a nos posicionarmos melhor frente a esses impasses. Afinal de contas, problemas todos nós temos, a diferença está no que fazemos com eles, na maneira como os encaramos.

Dentro do mercado de trabalho, situações de crise são bastante comuns. Por exemplo, um empreendedor que vê os lucros da sua empresa caindo a cada mês pode se desesperar e achar que precisa fechar o negócio ou pode ter uma postura mais resiliente e perceber que esse é o momento de buscar novas soluções.

Descubra agora quais são as características para ser resiliente no ambiente de trabalho e se tornar uma pessoa melhor!

Como ter resiliência no trabalho

1. Tenha empatia

Empatia é a capacidade que temos de nos colocarmos no lugar do outro. Essa é uma habilidade muito importante porque serve tanto para uma relação com o cliente quanto com as pessoas com quem convivemos no ambiente de trabalho.

É uma forma de sermos solidários, de entendermos como certas atitudes e situações podem estar afetando uma pessoa. A empatia aumenta a nossa capacidade de compreensão e nos incentiva a ser mais tolerantes e a ajudar mais.

2. Adapte-se

Conseguir se adaptar às mais diversas situações é uma das capacidades de uma pessoa resiliente. O mundo tem mudado numa velocidade impressionante, e cada vez mais essa habilidade nos é útil para lidar com todas as transformações que ocorrem também no mundo do trabalho, por exemplo, nos processos da empresa, nos recursos utilizados no seu dia a dia.

Para isso, precisamos ter mais flexibilidade emocional e compreender que mudanças fazem parte da rotina, que nem tudo sempre estará como achamos que deveria estar, mas que sempre podemos fazer melhor e que algumas transições, por mais difíceis que sejam de acompanhar, podem trazer grandes ganhos no futuro.

3. Seja otimista

Uma das características mais marcantes de uma pessoa resiliente é o otimismo. O fato de pensar de forma positiva torna o dia do indivíduo, e das pessoas que o rodeiam, melhor.

Em situações de crise, por exemplo, essas pessoas conseguem acalmar outras que se desesperam no primeiro problema, mostrando uma visão positiva em relação à situação e vendo possibilidades de buscar soluções para lidar com a questão. É justamente durante as adversidades que elas se mostram mais fortes e, muitas vezes, conseguem reverter o quadro.

Quando passam por situações de grande pressão, essas pessoas conseguem lidar com as tarefas mais facilmente, sem sofrer tanto. Esse tipo de reação ajuda a liberar endorfinas e oxitocinas, substâncias que trazem uma sensação de bem-estar.

4. Aprenda com as experiências

Todas as coisas que acontecem nas nossas vidas, por mais simples que sejam, podem ser fonte de aprendizado. Não importa se a situação foi boa ou ruim, se provocou lágrimas de alegria ou de tristeza, pessoas resilientes sempre tiram um aprendizado dela.

Por exemplo, supondo que você foi demitido, uma atitude resiliente seria identificar os erros que foram cometidos e perguntar-se como pode melhorar para trabalhar em outro lugar. Outra forma de pensar é que você foi retirado da sua zona de conforto, mas que agora pode buscar algo melhor para si.

5. Evolua sempre

Quando encaramos os problemas, buscando tirar deles o aprendizado, procuramos novas soluções, aceitando sair da nossa zona de conforto e se adaptar, é certo que evoluímos bastante. Pessoas que desenvolvem a resiliência tendem a se destacar, seja no campo pessoal seja no profissional.

Os resilientes não ficam presos ao passado e aos erros que já cometeram. Usam as situações do passado para ter ações mais assertivas no presente e no futuro, com muito bom humor e jogo de cintura, obtendo maior qualidade de vida.

Quer ter mais resiliência no trabalho? Nós podemos ajudar!