Como a ansiedade de desempenho atrapalha sua carreira profissional?

como-a-ansiedade-de-desempenho-atrapalha-sua-carreira-profissional
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Contact us

Você já ouviu falar em ansiedade de desempenho? Conheça o termo e como você pode driblar esse problema na sua vida profissional.

A ansiedade de desempenho dificulta o avanço da carreira profissional e, assim, torna-se um grande desafio a ser vencido. Muitas vezes, a sensação de desânimo ou até mesmo de fracasso invade a cabeça do indivíduo e reduz as suas expectativas quanto ao futuro no trabalho.

Logo, buscar respostas para superar essa ansiedade pode auxiliar profissionais e gestores de pequenas, médias e grandes organizações. Confira um pouco mais sobre esse assunto e minimize os riscos dessa questão tão preocupante!

Ansiedade normal

A ansiedade é uma reação que ocorre quando a pessoa está diante de uma situação de risco, ameaça, perigo ou quando está prestes a ser exposta a uma condição na qual não se sente à vontade.

Nesses exemplos, a ansiedade se configura num nível natural ao ser humano, sendo, inclusive, importante para a nossa sobrevivência.

Entretanto, em níveis muito elevados, como pode ocorrer diante de pressões ou cobranças excessivas num ambiente de trabalho, por exemplo, a ansiedade exige mais cuidado e atenção.

Ansiedade patológica

Quando a ansiedade começa a prejudicar as atividades cotidianas torna-se numa questão preocupante; pois incorre no risco de evoluir para doença.

Assim, a ansiedade patológica se manifesta quando o sentimento é exagerado em função do estímulo. Ela também pode evoluir para esse estágio quando uma situação, aparentemente comum no cotidiano do trabalho, gera apreensão fora de controle.

Nesse contexto, a ansiedade de desempenho pode ser considerada uma vertente do problema no nível patológico: a ansiedade torna o profissional inseguro e incapaz de realizar suas tarefas normais.

E, por conseguinte, isso prejudica o desempenho, aumenta a ansiedade e afeta a autoestima do funcionário.

Pensamentos de fracasso geram insegurança

Essa pressão por resultados imposta pelo próprio profissional a si mesmo gera insegurança sobre sua capacidade de cumprir tarefas ou prazos estabelecidos, o que compromete ainda mais o rendimento esperado.

Pensamentos de fracasso geram a insegurança que resulta na ansiedade de desempenho e, assim, contribuem para a distração excessiva e a falta de foco.

É um ciclo vicioso muito prejudicial: a falta de concentração compromete o desempenho, gera a acumulação tarefas e, com isso, mais cobranças.

Aprenda a superar a ansiedade de desempenho

A ansiedade de desempenho é um problema que afeta a concentração no trabalho, faz surgir pensamentos negativos e questionamentos sobre a capacidade de alcançar metas e objetivos.

Os profissionais, em geral, são muito cobrados em função de meta e desempenho que, não raro, são estipulados até de forma arbitrária. Logo, é preciso saber contornar essas situações com calma e resiliência para evitar que a ansiedade atrapalhe o alcance dos objetivos propostos.

E, diante da importância atribuída ao significado que um resultado positivo tem para o profissional e sua carreira, superar a ansiedade pode ser o primeiro passo para grandes conquistas.

Para contornar esse problema, tanto o profissional, como as organizações deverão buscar soluções através de uma gestão estratégica, eficiente e de valorização de seu efetivo.

São desafios que precisam ser enfrentados. São mudanças que exigem transformações. Mas, certamente ajudarão a conquistar resultados cada vez melhores.

Faça o seu melhor com dedicação e esforço

A autocobrança excessiva é uma grande inimiga da saúde mental do trabalhador. Logo, é  essencial estar bem preparado para as tarefas, desenvolver um plano de ação e fazer sempre o seu melhor.

Pois, trabalhar a gestão dos pensamentos e emoções, aliada ao autoconhecimento, pode ajudar a desenvolver a sua autoconfiança.

Pensamentos positivos, reconhecimento de valor e um melhor preparo para a execução das tarefas mais difíceis podem ser de grande valia para reduzir a ansiedade de desempenho e alcançar sucesso no trabalho.

Gostou de saber como a ansiedade de desempenho pode ser prejudicial à sua carreira? Descubra mais dicas em nosso blog no artigo: