Férias: saiba como um período fora do escritório vai lhe fazer bem

ferias-saiba-como-um-periodo-fora-do-escritorio-vai-lhe-fazer-bem

Faz tempo que você não tira férias? Confira este artigo e descubra o poder da pausa para a saúde física e mental.

Você é daquelas pessoas que ficam na expectativa das férias, faz planos, mas nunca tira? Ou é aquela que até tira uma folga, mas não desliga os pensamentos — nem o celular — do escritório e acaba não fazendo nada? Ou ainda, é do time que não sai de férias nunca porque acredita que não pode descansar do trabalho?

Esse é um período mais benéfico do que você imagina, e caso tenha se identificado com algum dos cenários acima, que tal aproveitar este post para repensar a maneira como enxerga as férias? Continue a leitura e descubra o poder da pausa para a saúde física e mental.

Por que a falta de férias interfere na saúde?

A falta de férias pode estar entre as causas de estresse, crises de ansiedade, irritabilidade e, até mesmo, depressão. O corpo e a mente necessitam de um descanso, por isso, arrumar as malas ou ficar à toa em casa por alguns dias é essencial para evitar muitos problemas de saúde.

Muitas vezes, acordamos indispostos para ir trabalhar e não percebemos nisso um sinal de que precisamos de férias. Assim, usar o período de descanso para ler um livro, fazer uma caminhada, passear com a família pode ser uma boa oportunidade de repor as energias e voltar a ter a velha disposição do dia a dia.

Como o descanso garante motivação, foco e disposição?

Um período fora do ambiente profissional pode gerar frutos após a volta ao trabalho. Desligar-se totalmente dos afazeres, além de diminuir o estresse, regula a pressão arterial, melhora as noites de sono, aumenta o foco e, consequentemente, a motivação e a disposição.

No geral, o clima organizacional fica mais leve quando todos entendem a importância da pausa. Além disso, motivado você produz mais, fica bem-disposto e passa essa energia positiva para os outros colaboradores.

Quais os impactos de parar por alguns dias?

Voltando às frases do início do texto, muitas pessoas ainda acreditam que as férias podem causar impactos negativos dentro da empresa. Muito pelo contrário, como vimos, esse é um período essencial para garantir bons resultados, principalmente das lideranças.

Geralmente, as pessoas com mais responsabilidades são aquelas que menos tiram um tempo para si e, com isso, acabam sendo as que mais necessitam dessa pausa. Um período livre do compromisso profissional impactará na maneira como agimos no trabalho, ou seja, se seremos os profissionais estressados e mal-humorados ou aqueles calmos, serenos e tranquilos.

O que fazer para colher benefícios durante as férias?

Aproveite as férias para rever seus planos e estabelecer novas metas. Este também pode ser um momento para colocar a vida pessoal em dia. Logo, curta uma boa leitura, os momentos com os amigos e com a família e outras coisas que você estava deixando de lado por conta da rotina estressante, por exemplo, as consultas médicas.

Os 30 dias de férias garantidos na Constituição são, de acordo com especialistas, suficientes para uma volta tranquila ao trabalho. Se você ainda acredita que esse tempo é muito, lembre-se que a lei permite que haja negociações, no entanto, busque o ideal para as suas necessidades.

Cada pessoa repõe as energias em um ritmo diferente, porém, todos precisam do descanso proporcionado pelas férias para termos mais qualidade de vida e, acima de tudo, respeitar nossa mente e nosso corpo.

Compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a entenderem a importância desse período de pausa no trabalho!