Inteligência Multifocal: saiba mais e aplique na sua rotina

inteligencia-multifocal-saiba-mais-e-aplique-na-sua-rotina

A Inteligência Multifocal refere-se à formação dos pensamentos e das ideias na mente humana. Gostaria de saber mais? Então confira o artigo a seguir!

O significado do termo inteligência, de maneira geral, está ligada à capacidade humana de pensar. Segundo a Teoria da Inteligência Multifocal nossas atitudes são frutos de nossa forma de pensar e interpretar tanto o mundo a nossa volta quanto nós mesmos.

Contudo não somos os únicos responsáveis pela construção dos pensamentos. Existem fenômenos inconscientes, que atuam independentemente de nossa vontade e inúmeras variáveis, conscientes e inconscientes, que interferem neste processo. A boa notícia é que com um Eu ativo deixamos de ser meros espectadores desse processo, assumindo, por meio da gestão psíquica, o controle de nossas ações.

Para saber mais sobre esse processo e entender como aplicar esses conhecimentos em seu dia a dia, continue a leitura e descubra como ser motivador e inovador na vida pessoal e profissional.

O que é Inteligência Multifocal?

A Inteligência Multifocal se fundamenta na construção dos pensamentos em uma relação direta com a organização da história, da formação do Eu e da transformação da energia psíquica. Encarar a vida por diferentes ângulos, ressignificando aquilo que é negativo e aprendendo a lidar com os sentimentos ruins, é essencial na busca do equilíbrio entre pensamento, emoção e ação.

O Eu é o gestor da mente da medida que exercita sua consciência crítica, capacidade de observar, analisar criticamente, pensar antes de agir e tomar decisões mais inteligentes em sua vida.  Enfim, a inteligência multifocal é necessária para manter saudáveis as relações inter e intrapessoais.

Quando utilizar o método na gestão empresarial?

Para o meio empresarial, a Inteligência Multifocal é importante principalmente na prática diária de seus líderes e gestores. Esse método deve ser utilizado:

  • Em um ambiente onde as pessoas estão desmotivadas e mal informadas ou onde há muita divergência e ninguém respeita a opinião do outro, temos um cenário em que a Inteligência Multifocal está em falta;
  • Colaboradores que mostram dificuldades em “pensar fora da caixa”;
  • Comunicação “truncada” e difícil entre colaboradores e equipes;
  • Equipes de baixa performance ou adoecidas física e mentalmente.

A médio ou longo prazo, pode ser que empresas fechem pelo simples fato de não terem líderes que enxergam e reagem a esses contextos. Um líder deve repensar atitudes e comportamentos, com vistas à melhoria da qualidade dos relacionamentos e qualificação das equipes.

A vantagem dessa teoria é o fato de ela ser multidimensional, ou seja, não ser fixada ou engessada, mas sim motivadora e transformadora.

Por meio da Inteligência Multifocal, é possível investir na maturidade dos colaboradores. Assim, eles lidam melhor com os erros e tiram lições deles, além de não terem medo de arriscar em novas ideias e construírem relacionamentos mais saudáveis.

Como aplicar a teoria no dia a dia?

Todos queremos ser mais críticos e desenvolver as habilidades de pensar antes de agir, ouvir as pessoas mesmo sem concordar com elas e buscar viver com mais qualidade a cada dia.

Para aplicar a inteligência multifocal na rotina e conquistar o posto de gestor dos seus pensamentos, algumas dicas podem ser muito válidas, como:

  • desenvolva o autoconhecimento: antes de julgar o outro, procure olhar para dentro de si e entender suas forças e fraquezas;
  • seja autor da sua própria história: pense antes de agir; tenha dúvidas sobre as coisas e busque compreendê-las; seja crítico; escute o outro; tenha maturidade para lidar com as dores e as perdas e, principalmente, com as decepções;
  • transforme: não fique estagnado enquanto o mundo anda; enxergue as possibilidades a sua volta e deixe a sua criatividade trabalhar.

Gostou de conhecer mais sobre a Inteligência Multifocal? Então entre em contato conosco e entenda como esses métodos podem ser aplicados em sua vida pessoal e profissional!