O caminho para a felicidade pessoal e profissional

o-caminho-para-felicidade-pessoal-e-profissional

A satisfação profissional e financeira são importantes mas estão em segundo plano para os que buscam a felicidade pessoal e profissional.

Dados de uma pesquisa feita pelo Instituto Akatu, no Brasil, mostram que os brasileiros querem ser felizes e para isso se dedicam a cultivar relações saudáveis e a estar sempre em contato com amigos e familiares. Mas o que é felicidade?

Quando foram questionados sobre que é felicidade, o Instituto se surpreendeu com as respostas. A maioria dos brasileiros disse que a felicidade está ligada ao bem-estar físico e emocional e a convivência social, e não a dinheiro e aquisição de bens materiais.

Estar com a saúde em dia, assim como a saúde dos familiares, é de extrema importância segundo 2/3 dos entrevistados e 60 % deles afirmaram que ficam felizes com a convivência com família e amigos.

Relacionar-se está em pauta, pois já notamos o quanto as interações sociais são fundamentais para o desenvolvimento tanto dos membros do grupo quanto para o crescimento pessoal.

O que é felicidade?

A busca da felicidade, desde os tempos mais remotos, sempre foi o maior objeto de desejo do homem. Por isso, pode parecer ser algo difícil de se conquistar ou mesmo inatingível. Mas não é. Na verdade, felicidade está mais próxima de nós do que pensamos.

Podemos definir felicidade como um estado de satisfação plena em detrimento dos momentos difíceis, que são inevitáveis.

Mas ser feliz é estar seguro e maduro o suficiente para encontrar a melhor forma de passar por todas as situações sem perder o equilíbrio e serenidade. É um constante estado de bem-estar.

Encontrar a felicidade

Para alcançarmos a tão sonhada felicidade pessoal e profissional é preciso marcar um encontro definitivo com o nosso Eu, aprender a gerir nossas emoções para coordenar nosso fluxo de pensamentos e, assim, a partir do momento que nos conhecemos, sabemos quem somos e o que queremos, conquistamos a plenitude de tomar nossas próprias decisões com maturidade, segurança e aprendemos a gerenciar todas as situações a que somos submetidos com inteligência emocional.

Assim, encontramos o “ser feliz”, pois o que muitos ainda não sabem é que a felicidade se esconde dentro de nós, basta termos domínio das ferramentas corretas para encontrá-la.

Essas ferramentas para buscar a felicidade pessoal e profissional podem ser encontradas e trabalhadas nos cursos da Menthes.