O que é e qual a importância do feedback para o crescimento?

o-que-e-e-qual-a-importancia-do-feedback-para-o-crescimento

O feedback é uma ferramenta de comunicação utilizada para aumentar a performance de um colaborador ou equipe. Conheça mais no artigo.

A utilização desse método é essencial para identificar os pontos fortes e os que precisam ser melhorados, sendo um instrumento primordial para o crescimento profissional. No entanto, muitos profissionais não entendem a importância do feedback.

E quando são chamados para receber um retorno, ficam apreensivos e acabam esperando pelo pior. Existem basicamente dois tipos de feedbacks — o corretivo e o positivo— e ambos contribuem de maneira significativa para o crescimento profissional.

Para mostrar a importância desse instrumento no ambiente corporativo, listamos 4 motivos para implementar a prática de forma correta. Confira:

1. A prática do feedback aumenta o desempenho

Para muitos, receber um feedback é um motivo de descontentamento. Mas a grande verdade é que, se bem executado, esse retorno pode contribuir significativamente para o aumento do bom desempenho de um colaborador ou equipe. Para que a prática resulte no efeito desejado, será necessário que a conversa seja construtiva. Além disso, é preciso mostrar quais são os pontos fracos, o que precisa ser mudado e o que a empresa espera daquele colaborador.

A forma como esse retorno é passado também é muito importante para melhorar o desempenho. Lembre-se que a ideia é desenvolver as habilidades do profissional por meio de pontos que precisam ser melhorados.

2. É uma oportunidade para motivar

Ao contrário do que muitos acham, um feedback bem dado pode ser capaz de motivar qualquer profissional. Se por um lado, o profissional possui características que precisam ser trabalhadas, certamente esse colaborador também conta com méritos e ações que podem ser exaltadas.

Quando um trabalho for bem executado, não perca a oportunidade de elogiar a equipe ou os profissionais envolvidos na ação. Essa ação inspirará confiança e será uma excelente oportunidade de motivar o time.

3. É um caminho para continuar aprendendo

Para quem busca o desenvolvimento profissional, receber um feedback é visto como uma forma de recompensa. Todos podem errar, principalmente quando lidam com um grande volume de tarefas e informações.

Aprender com os erros é um aprendizado valioso que certamente contribuirá para o desenvolvimento de uma pessoa. O melhor de tudo é que esse caminho pode ser uma via de mão dupla: ouvir os colaboradores da organização é uma ótima forma de visualizar os pontos fortes e fracos da gestão e da empresa de uma forma geral.

4. Permite ao profissional a sensação de pertencimento e propósito na organização

Quando o colaborador sente que suas ações contribuem para o sucesso da empresa, a sensação de pertencimento e utilidade dentro da organização aumenta. Isso gera mais autoestima, confiança e permite o desenvolvimento profissional.

Por isso, é importante sempre ressaltar a relevância que os colaboradores têm dentro da organização por meio de feedbacks construtivos e periódicos, sempre com o objetivo de alimentar o senso de propósito dos profissionais em questão.

Depois de visualizar a importância do feedback, chegou o momento de implementar essas práticas na organização para aumentar o desempenho profissional dos colaboradores. Lembre-se de que não basta apenas ressaltar os pontos negativos e positivos. A forma como o retorno é oferecido é tão importante quanto o conteúdo do discurso. E a máxima sempre é válida: Elogie em público, critique em particular.

Se você gostou dessas dicas sobre a importância do feedback, então, siga nossas páginas nas redes sociais para acompanhar mais conteúdos como este. Estamos no FacebookInstagram e YouTube!