O que é o hormônio cortisol e como ele interfere na sua vida?

o-que-e-o-hormonio-cortisol-e-como-ele-interfere-na-sua-vida

Os efeitos do hormônio cortisol podem interferir muito mais na sua vida do que você pensa. Confira no artigo!

O hormônio cortisol é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico. A substância também é conhecida como o hormônio do estresse. Isso porque, quando nos estressamos, costumamos liberar uma quantidade acima do normal em nosso organismo, resultando em uma série de consequências indesejadas.

Muita gente não consegue perder peso por conta da produção excessiva do cortisol, por exemplo. Como a glândula suprarrenal está envolvida no metabolismo da glicose e no humor, uma grande quantidade do hormônio pode fazer com que a pessoa tenha uma vontade incontrolável de comer doce, além de contribuir para o corpo acumular gordura.

Malefícios do hormônio cortisol

O excesso ou a falta desse hormônio pode ocasionar as consequências a seguir:

Dificuldade para dormir

O hormônio é essencial para termos uma boa noite de sono. Isso porque a substância é uma das responsáveis pelo controle da qualidade do sono. Uma noite mal dormida causa uma série de consequências negativas, como cansaço, falta de disposição e mau humor.

Cansaço crônico

A sensação de estar sempre cansado, principalmente pela manhã, pode ser consequência da baixa produtividade do cortisol. Por interferir na produção de outros hormônios, a falta ou o excesso da substância é capaz de causar fadiga e uma sensação de cansaço prolongado.

Irritabilidade

O cortisol é intimamente relacionado ao estresse. Isso acontece da seguinte forma: quanto mais estressados ficamos, menos serotonina produzimos. E com menos serotonina, ficamos tristes e de mau humor por mais tempo. Soma-se isso a uma noite mal dormida para ter a receita da irritabilidade.

Infecções recorrentes

Como ele é responsável por manter o sistema imunológico funcionando, a falta ou o excesso contribui para o surgimento de infecções.

Acúmulo de peso

O ganho de peso relacionado ao cortisol se dá pelo acúmulo de gordura. Ao estar presente no organismo em uma quantidade excessiva, o corpo passa a acumular gordura, contribuindo para o aumento de peso.

Como normalizar a produção de cortisol

A boa notícia é que é possível manter a produção do hormônio em níveis normais. Contudo, será preciso adotar algumas medidas e realizar algumas mudanças em sua rotina.

Veja algumas dicas a seguir:

Evite o estresse

Quanto mais nos estressamos, maior é a quantidade da liberação da substância no organismo. O estresse é um dos principais fatores para o aumento de cortisol. Por isso, é importante trabalhar a inteligência emocional e procurar evitar ao máximo situações em que você sabe que se estressará.

Pratique atividades esportivas e de lazer

Realizar atividades esportivas é uma ótima maneira de diminuir a concentração do hormônio, trazendo uma série de benefícios (especialmente noturnos). Ações que causem prazer e felicidade também estão relacionadas a níveis baixos da substância. Quer diminuir o cortisol? Vá se exercitar!

Tenha uma alimentação saudável

Além de diminuir o estresse, uma dieta bem balanceada trará uma grande variedade de benefícios para o seu corpo e mente. A ideia é evitar o açúcar e priorizar alimentos ricos em nutrientes, tais como chocolate amargo, frutas e legumes, além de consumir bastante água, é claro.

Seguido essas dicas, você será capaz de regularizar a secreção do hormônio cortisol em seu organismo e, assim, aumentar sua qualidade de vida de forma prática.

Se você gostou dessas dicas, siga nossas páginas nas redes sociais para ficar por dentro de nossas últimas novidades. Nós estamos no Facebook, YouTube e Instagram!