Proatividade: confira 5 dicas para desenvolver no seu trabalho

proatividade-confira-5-dicas-para-desenvolver-no-seu-trabalho

Confira 5 dicas para ajudar você desenvolver a sua proatividade e contribuir positivamente nos resultados da empresa na qual trabalha.

Antes de começar a leitura deste texto, propomos que responda à seguinte pergunta: você é proativo ou produtivo? Geralmente, acreditamos que essas características são sinônimas, pois, se pensarmos no significado literal delas, até podemos chegar ao mesmo conceito. Mas, será que a proatividade tem mesmo a ver com a produtividade?

Uma coisa é certa e você precisa memorizar: a produtividade depende da proatividade. Ou seja, para ser mais eficaz nas suas ações é essencial assumir o perfil proativo. Assim, inferimos que essas competências são diferentes.

Então surge outra pergunta: como ser proativo e atingir com sucesso os objetivos pessoais e profissionais? A boa notícia é que a proatividade pode ser desenvolvida e vai depender da sua disposição e do seu empenho para adquiri-la e/ou aprimorá-la.

Nesse sentido, separamos 5 dicas para ajudar você a superar a sua insegurança, sendo proativo e, consequentemente, contribuindo positivamente nos resultados da empresa.

O que é ser proativo?

A proatividade é um pré-requisito que vem sendo cobrado em diversos setores empresariais. Assim, essa característica deixou de ser um simples diferencial, passando ao patamar de obrigação.

Uma pessoa proativa é aquela que assume a responsabilidade por suas ações, antecipando possíveis problemas e enxergando os obstáculos durante o processo. Lembrando que enão é agir impulsivamente, mas, sim, analisar e pesar as prioridades antes de agir.

Enfim, o colaborador ou o empresário proativo tem o controle, antes mesmo de colocar algo em prática. Dessa forma, é ele quem planeja, acompanha, antecipa problemas, vê soluções e resolve situações.

1. Tenha iniciativa

Pessoas proativas adquirem a capacidade de tomar iniciativa quanto às suas ações diárias dentro da empresa. Para isso, elas antecipam e executam, sem ficar esperando alguém dar ordem ou pedir. Essa atitude é positiva, principalmente quando há um preparo para tal. Por isso, quanto mais conhecimento e experiência, maiores as chances de finalizar com sucesso um processo.

2. Foque na solução

Enquanto alguém busca culpados ou trava em um problema no meio de uma ação, a pessoa proativa foca em soluções possíveis para a situação. Isso é normal para quem aprende que as mudanças acontecem e a adaptação a elas é necessária, não ficando preso em dilemas nem se distraindo facilmente do foco — a solução.

3. Acompanhe as tendências

Por falar em adaptação às mudanças, o proativo é, de certa forma, fiel ao inovador. Assim, deixe um pouco de lado seu perfil tradicional (caso o tenha) e busque, nas inovações, meios de otimizar seu tempo e executar suas tarefas com eficácia. Não seja acomodado e procure sempre ser reconhecido por suas atitudes positivas dentro da empresa.

4. Seja motivado e motivador

Para conquistar seu espaço, você precisa reconhecer suas fraquezas e esforçar-se para melhorar. Acredite em você e na sua capacidade, mas cuidado para não ser prepotente e acabar passando por cima dos outros. Por isso, seja cuidadoso e busque sempre a melhor maneira de fazer algo. Além disso, escute e valorize a opinião do outro.

5. Desenvolva as habilidades

Por fim, desenvolva as habilidades acima e não fique estagnado porque já recebeu o elogio ou a recompensa que esperava por seus esforços. Sempre há algo para melhorar e/ou aprimorar. Seja visionário e continue investindo em você mesmo. Além disso, busque ajuda sempre que necessário e nunca deixe de se atualizar.

Dentro da empresa, a proatividade é desenvolvida no dia a dia, a partir de estímulos, recompensas e da participação coletiva nas ações. Portanto, desenvolver as características mencionadas nessas dicas é uma forma de reduzir o caminho até uma carreira promissora.

O que você faz para ser proativo no seu trabalho? Conte para a gente nos comentários!