Qualidade de vida no trabalho: Seja você a mudança!

qualidade-de-vida-no-trabalho-seja-voce-a-mudanca

Quer saber como melhorar a sua qualidade de vida no trabalho? Então não perca o artigo abaixo!

Os estudos sobre a qualidade de vida no trabalho começaram a ganhar ênfase na década de 60. Sociólogos e empresários mostraram que quando os funcionários estão felizes e satisfeitos com seu trabalho a empresa apresenta melhor produtividade e resultados mais promissores.

Além disso, também descobriram que bons salário e benefícios não indicam, necessariamente, satisfação e felicidade. Desde então, diversos programas para melhorar a qualidade de vida no trabalho vem surgindo.

Por parte da empresa, cabe aos gestores tentar providenciar um ambiente agradável e confortável para os colaboradores. Investimentos em infraestrutura e tecnologia podem melhorar muito a vida de quem trabalha.

Porém, há maneiras de você mesmo melhorar sua qualidade de vida no trabalho. São pequenas atitudes que podem transformar o trabalho em algo agradável e harmonioso.

A seguir, estão algumas dicas do que você pode fazer para melhorar sua qualidade de vida no trabalho.

Faça sempre uma autoavaliação

Busque sempre fazer um feedback de seu desempenho, ressaltando suas qualidades e pontuando o que precisa ser melhorado.

Mantenha-se focado

Evite distrações enquanto estiver realizando uma atividade. Apesar de muito útil, celulares e computadores podem tirar o foco do que deve ser feito e por isso devem ser usados apenas quando necessários.

Evite intrigas

Tente ficar longe de fofocas que possam rebaixar ou desmerecer seus colegas de trabalho. Além de tomarem tempo, elas tornam o ambiente hostil e desagradável.

Tenha um bom relacionamento com seus colegas de trabalho.

Para construir um relacionamento saudável com o outro, não é necessário ser amigo deste, mas praticar o respeito. Respeitar opiniões e atitudes diferentes é fundamental para a convivência, além de tornar o ambiente mais produtivo. A cooperação é outro fator determinante para um bom relacionamento. Trabalhar em uma equipe é auxiliar sempre que necessário e aprender com a diversidade.

Não deixe o serviço acumular

Nada de deixar aquele relatório para a última hora. Estabeleça metas e cumpra prazos para evitar que o trabalho se acumule e gere um estresse emocional.

Descanse

É muito importante tirar um tempo para você. Mantenha-se descansado e não deixe a vida pessoal em segundo plano. Deixe o trabalho no escritório e em casa evite se preocupar com assuntos relacionados a ele.

Busque melhorar com um curso de coaching

O curso Gestão da Emoção para o Sucesso Profissional abrange técnicas de autoconhecimento, de gestão emocional, debate de ideias, comunicação multifocal, gestão de conflitos e planejamento de metas, melhorando sua qualidade de vida tanto no ambiente profissional como no pessoal.

Cada vez mais a qualidade de vida no trabalho se mostra fundamental para a satisfação e felicidade dos colaboradores, ajudando no sucesso profissional e no bom resultado das empresas.

Para tornar seu ambiente de trabalho mais agradável e prazeroso comece a mudança em você, são as pequenas atitudes que fazem toda a diferença.

Para saber mais sobre nosso curso e tirar dúvidas clique no botão abaixo.