Realize sonhos! Descubra a importância de ter um projeto pessoal

realize-sonhos-descubra-a-importancia-de-ter-um-projeto-pessoal

Você tem algum projeto pessoal? Colocar em prática os próprios interesses e dedicar um período só para você pode ser muito importante para sua satisfação e qualidade de vida.

Muitas pessoas têm a impressão de que os dias passam e nada de novo acontece. Isso se deve à falta de um propósito maior na jornada, capaz de transformar os sonhos em realidade. Neste post, explicaremos o que é o projeto pessoal, qual é a importância dele e como você pode definir e começar a desenvolver o seu. Esperamos que o conteúdo motive você a investir em si mesmo e criar algo grandioso, cuja principal recompensa é o sentimento de realização que acompanhará a sua criação.

O que é um projeto pessoal?

Um projeto pessoal é algo realizado por você mesmo, muitas vezes sem objetivos profissionais. São ações que lhe trazem satisfação e outros sentimentos positivos pelo simples fato de praticá-las. Aqueles que investem em um, conseguem ativar o seu lado sonhador.

A vida não é só trabalho. Portanto, é preciso incluir na rotina atividades capazes de gerar bem-estar. Ao fazer isso, você pode seguir o próprio ritmo, com total liberdade para gerenciar essas tarefas prazerosas fora do ambiente profissional.

Cada projeto é único, variando de pessoa para pessoa, conforme os desejos mais íntimos e habilidades próprias. Aprender um novo idioma ou um instrumento musical, realizar uma ação voluntária, escrever um livro, pintar quadros, dominar um software e praticar origami são exemplos dessas iniciativas.

Qual é a importância de um projeto pessoal?

O projeto pessoal é uma forma de realizar sonhos e se sentir completo. Há a sensação de prazer ao colá-lo em prática porque ele não está vinculado a obrigações nem — inicialmente — a ganhos financeiros. Você faz algo para si e por si, visando o desenvolvimento naquilo que harmoniza perfeitamente com o seu perfil.

Além disso, o equilíbrio entre os âmbitos pessoal e profissional é muito importante. A rotina de trabalho, com muita pressão e desafios, exige bastante de nós. Ao investir em algo fora desse ambiente, você dedicará uma parte do tempo — na periodicidade escolhida por você —, exclusivamente, em uma área de interesse sua. Com isso, nem o cansaço nem as frustrações serão empecilhos para a realização pessoal.

Como colocá-lo em prática?

A seguir, separamos as principais dicas para que você comece a investir no que realmente trará realização. Confira!

Busque o que você deseja

Essa dica é um convite à reflexão e ao autoconhecimento. O projeto pessoal deve ser algo que você queira de verdade e não será um fardo inclui-lo em meio aos seus demais compromissos. Portanto, pare por alguns minutos e reflita sobre a sua vida.

Existe uma atividade que desperta o seu interesse desde a infância? Se alguém lhe perguntasse de supetão qual é o seu maior sonho, qual seria a primeira coisa que lhe viria à mente? Que tarefas têm efeito relaxante em você? De que forma as suas ideias — mesmo as mais malucas — poderiam ser expressas?

Com base nessas perguntas, aprofunde o brainstorming individual. Não imponha limites aos pensamentos. Se aprender um novo idioma em outro país for uma opção, por exemplo, não descarte a possibilidade. O período de férias poderá ser usado para isso. Faça uma lista e defina o seu projeto.

Se surgirem crenças limitantes, não permita que elas paralisem você. As consequências positivas vêm com o amadurecimento da sua performance, aperfeiçoada ao longo do tempo.

Não tenha medo de arriscar

Sabe aquilo que você sempre quis fazer, mas nunca teve tempo, ou apareceram outras prioridades que impediram de iniciar? Propomos que, agora, você quebre todas as resistências e inicie o seu projeto pessoal.

Tudo o que fazemos exige um investimento. É necessário investir, mesmo que seja o seu tempo — o pouco que estará livre —, para alcançar uma mudança positiva. Contudo, é importante fazer a seguinte reflexão: é impossível que algo mude se as suas ações continuarem as mesmas.

Você quer mais qualidade de vida, satisfação e bem-estar? Então, o investimento será muito recompensador. Pense em longo prazo e dê asas à sua imaginação. Há uma infinidade de possibilidades muito melhores que o estresse acumulado que não encontra uma válvula de escape saudável.

Comece devagar

Se o seu projeto pessoal for algo muito grande e complexo, haverá chances de você desistir no caminho. Por outro lado, se as iniciativas forem mais simples, inicialmente, haverá resultados mais rápidos e isso dará motivação para continuar.

Aproveite os momentos de experimentação e teste opções. Assim como Newton definiu a lei da inércia, os primeiros dias da novidade representarão uma quebra de rotina que imporá resistências.

Nesse sentido, vá devagar e se acostume com os benefícios de seu projeto. Reserve os maiores desafios para quando as coisas já caminharem mais tranquilamente, no momento em que as atividades já tenham alcançado um certo nível de maturidade.

Mantenha o foco

Para que o projeto pessoal dê frutos, o comprometimento, a dedicação e o foco deverão ser os seus principais companheiros. Faça um planejamento com a quantidade de tempo diária a ser preenchida com a iniciativa e também defina uma meta.

O foco no objetivo impedirá que uma atividade nunca fique pronta ou seja esquecida. Anote e visualize constantemente onde você quer chegar e não saia desse caminho. Elaborar um checklist é uma boa sugestão, bem como utilizar de técnicas de produtividade, como a Pomodoro.

Esse método funciona da seguinte forma:

  • faça uma lista de tarefas em ordem de prioridade;
  • cronometre 25 minutos (ciclo Pomodoro);
  • dedique esse tempo inteiramente à atividade listada;
  • após os 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos;
  • comece outro ciclo Pomodoro;
  • risque as tarefas que você concluir e passe, imediatamente, para a seguinte;
  • após quatro ciclos, faça uma pausa mais longa — recomendamos 30 minutos.

O projeto pessoal pode ser o elemento que falta para deixar a sua vida mais completa. Não é tão difícil tirá-lo do campo das ideias. Basta seguir as nossas dicas e o seus desejos. Você pode ser e criar o que quiser!

Aproveite a visita e conte para a gente nos comentários qual é o seu projeto pessoal.