Você sabe como superar o bloqueio criativo? Descubra aqui

O famoso bloqueio criativo faz que você fique muito tempo parado em uma mesma tarefa sem encontrar uma solução para ela. Saiba mais no artigo!

Quem atua na área criativa, sabe como é importante ter sempre muitas ideias para desenvolver seu trabalho. No entanto, é natural que o “branco” apareça uma hora ou outra.

O famoso bloqueio criativo faz que você fique muito tempo parado em uma mesma tarefa sem encontrar uma solução para ela. Além disso, causa tensão, ansiedade e muito estresse.

Apesar de não parecer, há uma luz no fim do túnel! Confira nossas dicas para não deixar o bloqueio criativo atrapalhar a sua rotina. Boa leitura!

Fuja um pouco da sua mesa

Sair um pouco da sua sala, ver outras pessoas, beber água ou tomar um café podem ajudar a refrescar a mente.

Assim você vai mudar um pouco o foco, renovar suas ideias e, consequentemente, tirar o pensamento do bloqueio criativo.

Converse com outras pessoas

Pedir ajuda não é vergonhoso. Por que não perguntar a algum colega o que ele sugere para o seu trabalho? Sugestões são sempre bem-vindas! Outras pessoas vão dar diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto.

Se você não gostar das ideias, pelo menos vai descobrir para quais caminhos não deve seguir. Além disso, pode assimilá-las e criar uma alternativa.

Entenda que é impossível ser criativo sempre

Ter um “branco” é normal. Afinal, a mente também se cansa e, com isso, a criatividade pode sumir.

Respire, tenha ciência de que bloqueios criativos acontecem com todo mundo e espere até as ideias voltarem a surgir.

Faça uma pesquisa na internet

Pesquisas sobre o assunto do seu trabalho são importantes em todas as fases. Elas apresentam diferentes abordagens sobre o tema, trazem dados comprovados por estudos, ensinam macetes, trazem dicas e muito mais. Você vai se sentir mais seguro para trabalhar depois de fazer uma busca aprofundada.

Tenha vida social

Se o bloqueio criativo tem sido constante em sua vida, pode ser que você esteja passando por um esgotamento mental. O seu dia a dia tem se resumido a trabalhar demais e descansar de menos? Pare e vá se distrair.

Primeiramente, os problemas do trabalho devem ficar no escritório. Com isso em mente, evite preencher o tempo do lazer com obrigações profissionais.

Saia para ir ao cinema, conversar com seus amigos, frequentar novos restaurantes, visitar museus e outras atividades de sua escolha. Você vai perceber como suas ideias vão se renovar e a qualidade de vida, melhorar.

Escute músicas inspiradoras

Sabe aquela canção que você gosta e que o deixa motivado? Ela pode ser a chave para sair do bloqueio criativo!

Você já deve ter ouvido falar que música clássica deixa o ouvinte mais inteligente porque facilita o estudo. Pesquisas já confirmam que esse tipo de composição ativa genes associados ao cérebro e, assim, previne doenças neurodegenerativas e melhora a aprendizagem e a memória.

Músicas inspiradoras ajudam a assimilar estudos, estimulam a criatividade no trabalho e até motivam a prática de exercícios físicos. O essencial é que ela traga uma mensagem rica, uma melodia bem trabalhada e provoque bons sentimentos.

É só encontrar as canções perfeitas para você e criar uma playlist (percebeu que isso também exige criatividade?) com elas.

O bloqueio criativo é algo natural, que acontece com profissionais de todas as áreas. Quando você respira, circula um pouco e entende que ter um “branco” é normal, fica mais fácil resolver o problema. É um sinal de amadurecimento e de inteligência emocional. A partir daí, é só seguir nossas dicas!

Gostou de saber mais sobre como não se abater com o bloqueio criativo? Então, fique de olho nas nossas novidades no Facebook, no Instagram e no YouTube!